Nos textos anteriores, você entendeu mais sobre como funciona a indústria 4.0 e suas tecnologias. Neste artigo, você saberá como a Trackfy usa a inovação tecnológica para impactar a realidade industrial por meio da melhoria contínua.
A Trackfy permite que as fábricas se tornem mais tecnológicas e integradas, passando a estarem de acordo com a realidade da indústria 4.0.
Dessa forma, como mencionado em artigos anteriores, essa digitalização da indústria não impede a aplicação dos princípios da melhoria contínua.
Pelo contrário, a imensa quantidade de dados gerados torna possível a identificação e interpretação de diversas situações que ocorrem nas fábricas, o que permite que os gestores industriais encontrem as causas de cada problema e os ataquem em sua raiz.
Nesse sentido, a Trackfy faz uso da Internet das Coisas (IoT) para possibilitar o monitoramento em tempo real de pessoas e ativos no ambiente industrial.
Assim, por meio do sistema, é possível verificar em quais locais as pessoas e máquinas se encontram na indústria, sempre de acordo com a LGPD e as leis trabalhistas.
Mas qual é o sentido de monitorar a localização dos colaboradores e ativos nas fábricas?
Confira abaixo 8 vantagens de saber esses dados de localização na indústria:
O sistema Trackfy permite que você acompanhe em tempo real a localização de pessoas e máquinas. Também é possível verificar dados do passado e fazer comparativos.
Além disso, são gerados gráficos e dashboards automáticos, que permitem uma maior gestão visual dos dados.
Dessa forma, é possível verificar se o tempo que está sendo passado em cada área produtiva ao longo dos dias está de acordo com o previsto ou não.
Assim, o sistema proporciona a possibilidade de notar desvios da realidade esperada e, desse modo, de identificar gargalos que antes passavam despercebidos.
Com os dados de monitoramento em tempo real, é possível perceber se alguma atividade continuamente demora mais do que o esperado, o que pode ser um indício de desperdício de espera.
Por exemplo, imagine que em certa indústria existe demora para que o trabalhador consiga retirar sua Permissão de Trabalho (PT).
Isso faz com que o colaborador tenha menos tempo para realizar suas tarefas, o que pode resultar em atrasos na indústria.
Além disso, pode ser que outros trabalhadores dependam da atividade do colaborador que está esperando conseguir a PT.
Assim, com o sistema Trackfy, essas esperas passam a ser identificadas e atacadas.
Muitas vezes, algumas configurações do layout do ambiente da fábrica dificultam o trabalho. Isso faz com que os colaboradores precisem se movimentar mais do que o previsto, o que acaba atrasando os serviços.
Dessa forma, com o uso do Trackfy, é possível perceber se as pessoas estão se movimentando mais do que o esperado e, assim, fazer os devidos ajustes no ambiente para que essa questão seja resolvida.
Além das percepções de desperdícios e gargalos já citadas, o sistema Trackfy também fornece gráficos comparativos entre Planejado x Realizado na indústria.
Assim, todos esses insights fornecidos pelo sistema possibilitam perceber e atacar problemas da fábrica na causa raiz, fazendo com que esse ambiente passe a apresentar melhores índices de produtividade e tornando o realizado cada vez mais próximo do planejado.
Com a redução de gargalos, desperdícios e com o aumento da produtividade, a indústria consegue eliminar diversos custos.
Nesse sentido, por exemplo, um serviço que ocorre na indústria com uma baixa produtividade passa a exigir mais dias do que o previsto para ser concluído, o que acarreta em custos adicionais.
Depois que, a partir do sistema Trackfy, são tomadas ações para que o realizado fique cada vez mais próximo do planejado, esses custos são reduzidos significativamente.
Além disso, esse é só um exemplo entre os diversos casos de economia na indústria que a Trackfy pode proporcionar.
O uso da Internet das Coisas também possibilita tornar a fábrica um ambiente mais seguro.
Nesse sentido, saber a localização de pessoas em tempo real permite identificar se alguém adentra uma área de risco na indústria.
Além disso, em uma emergência que exija a evacuação da fábrica, é possível verificar rapidamente pelo sistema se todas as áreas foram evacuadas ou se ainda resta alguém no local.
Como mencionado, o sistema permite comparar o planejado com o realizado na indústria.
Dessa forma, ao verificar o andamento de atividades e serviços na fábrica, o sistema já prevê quais seriam os custos adicionais ao fim do serviço se ele continuar seguindo o mesmo padrão do começo.
Isso permite que os gestores saibam desse futuro e passem a tomar ações para evitar os custos adicionais mencionados.
Algo que também afeta a produtividade e a economia na indústria é a localização das máquinas móveis. Isso porque é bem comum que, nas indústrias, pessoas façam uso dessas máquinas e não as coloque novamente no lugar.
Isso faz com que esses equipamentos fiquem indisponíveis para uso, mesmo quando não estão sendo utilizados. Desse modo, é comum que atividades fiquem atrasadas por conta disso.
Nesse sentido, saber onde encontrar as máquinas reduz tempos de espera e movimentação, uma vez que evita que colaboradores precisem aguardar que a máquina esteja no local desejado ou sair pela fábrica em busca do ativo.
Além disso, ao saber a localização dos equipamentos, eles ficam mais disponíveis para uso e, consequentemente, se passa a ser possível perceber a real demanda de máquinas no local.
Dessa forma, ao notar que a fábrica mantém aluguel de mais máquinas do que o necessário, é possível mudar essa situação e reduzir mais custos.
Você pode saber mais sobre esse assunto clicando aqui.
Os exemplos citados acima são só alguns dos benefícios que o sistema Trackfy consegue trazer para a indústria.
Nesse contexto, é possível perceber, pelas situações descritas, que o uso da IoT pela Trackfy permite a aplicação da melhoria contínua de forma diária.
Assim, como já citado em textos anteriores, a indústria 4.0 ajuda na aplicação dos princípios da melhoria contínua, fazendo com que as fábricas se tornem mais produtivas e consigam reduzir custos de forma considerável.
Dessa maneira, a aplicação constante da melhoria contínua é possível porque a tecnologia proporciona uma imensa quantidade de dados, que ajudam significativamente no entendimento das situações da fábrica, na tomada de ações e, consequentemente, no aumento da produtividade, segurança, conformidade e na redução de custos.