parada de manutenção

Parada de Manutenção: Quais são as principais fases?

No post passado, falamos um pouco sobre a importâncias da parada de manutenção. Quando, em sua essência visam garantir a integridade dos equipamentos bem como as expectativas do setor de produção sem que tenhamos interrupções em seu processo.

 

Para tanto, e para que tenhamos uma boa parada para manutenção dos equipamentos, três fases são essenciais as quais foram citadas como: Pré-Parada, Parada de Manutenção e Pós-Parada.

 

Pré-Parada

Fase onde são organizadas as informações e recursos

Parada de Manutenção

Execução do plano estabelecido na pré-parada

Pós-Parada

Fase de recomeço do processo produtivo

Pré-parada

Conforme apresentado, é a etapa de organização e preparação de todo o cenário necessário.

É pensado a melhor forma para se obter os resultados esperados. E esta gestão, deve se iniciar com meses de antecedência em relação a data prevista para a intervenção.

 

Todos os questionamentos levantados acima são tratados por um time cuidadosamente selecionado para atuar nesta demanda. São realizadas reuniões sistémicas com pessoas atuantes no processo com o objetivo de listar estes equipamentos, detalhar os recursos necessários e com isso determinar o tempo necessário para o evento de parada de manutenção programada.

Neste momento são movimentados segmentos diversos na preparação como compra de materiais, contratação de serviços, aluguel de ferramentas, apoio logístico, contratação de mão de obra adicional, dentre outros.

O objetivo de todo este arsenal durante a preparação é ter os recursos corretos, no tempo adequado e aplicado no local pretendido. Para que seja proporcionando uma execução correta do trabalho com zero desperdício.

Parada de Manutenção

Com tudo organizado e entendido pelo time entramos na fase de parada propriamente dita onde a pausa na produção acontece, os maquinários são desligados e o evento se inicia em sua plenitude.

Aqui estamos no ápice das atividades, todo o planejamento realizado com meses de antecedência é finalmente iniciado com cada integrante previamente direcionado para uma frente para que se faça acontecer as intervenções de manutenção.

São substituídos peças e/ou equipamentos por inteiro visando a integridade do processo produtivo.

Um bom alinhamento atrelado à disciplina em cumprir as etapas previamente discutidas é de extrema importância para que se retome a produção dentro do prazo esperado.

Pós-Parada

Fase final onde os recursos mobilizados são desmobilizados da planta. Testes de equipamentos são realizados e o processo de produção é retomado.

São elaborados relatórios referentes a cada equipamento que sofreu intervenção visando um registro histórico ano após ano da “saúde” dos equipamentos.

São elaborados documentos com as lições aprendidas durante o evento com o objetivo de encontrar pontos de melhoria para as próximas intervenções.

Conclusão

As paradas de manutenção programadas têm um importante papel dentro do processo fabril. Ela colabora para que a empresa obtenha resultados importantes referente a sua disponibilidade, custo de produção e segurança do processo.

O sucesso de um evento deste porte está intimamente ligado a cultura da empresa. Pois havendo um correto olhar sobre a necessidade de um bom planejamento e a forma correta de posicionar os recursos necessários eleva as possibilidades de se obter os melhores resultados no tocante a segurança, prazo e custos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

Acompanhe nossas redes sociais

CHEGUE PRIMEIRO

Vantagem competitiva a um clique de distância.

© 2021 Todos os direitos reservados • TRACKFY

CONTATO

Fale conosco em nossos canais

phone

+55 71 9184-5373

+55 71 9184-5373

Encontre o seu próximo desafio conosco

Todas as nossas vagas para você que quer fazer parte de um time engajado e determinado a mudar a realidade das indústrias. Vem pra Trackfy!