O que atrapalha a produtividade industrial?
Por diversas vezes, na indústria, existem diferenças entre o que é idealizado para determinada atividade e o que se consegue de fato fazer.
Essas divergências podem ter origem na falta de produtividade. Frequentemente, a tarefa até possui potencial para atender ao planejamento estabelecido, mas isso acaba não ocorrendo sem que sejam feitas melhorias que objetivem o aumento da produtividade nas etapas envolvidas.
A elevação da produtividade na indústria permite que os recursos disponíveis sejam bem utilizados para que os procedimentos necessários passem a ser realizados em menos tempo, sem que venha a existir uma perda de qualidade.
Assim, as atividades realizadas se aproximam do planejamento estabelecido, desde que esse plano tenha sido montado em conformidade com a realidade do processo em questão.
Nesse sentido, para fazer com que o realizado se aproxime mais do planejado, é necessário entender quais são os gargalos envolvidos na tarefa, ou seja, quais são os pontos que mais estão atrapalhando a produtividade e fluidez das atividades.
Gargalos Produtivos
Para identificar os gargalos capazes de interferir negativamente na produtividade, é importante entender alguns dos principais tipos que são comumente encontrados no ambiente industrial:
Falhas no gerenciamento de equipes e projetos:
Times que não recebem direcionamentos concisos e objetivos muitas vezes não apresentam boa produtividade. Além disso, projetos que não são bem administrados possuem como consequência, geralmente, momentos de tempo improdutivo. Ou seja, durante a execução das tarefas é possível que exista a perda de tempo por meio de atividades desnecessárias ou ociosidade de máquinas e pessoas.
Falta de análises da capacidade de produção:
Quando não são buscadas informações acerca do quanto determinada atividade é capaz de produzir, o planejamento da produção não será adequado e, consequentemente, haverá uma distância entre planejado e executado.Situação inadequada de máquinas e equipamentos:
Uma vez que os equipamentos necessários para a execução das atividades apresentam falhas, a produção passa a ser reduzida.
É comum que certas inconformidades no funcionamento das máquinas demandem paradas de produção, que muitas vezes resultam em desperdício de matéria prima e ociosidade do time, que precisa esperar a resolução do problema.Falta de monitoramento constante:
Um procedimento que não é monitorado frequentemente não é capaz de fornecer dados importantes para o entendimento de sua eficiência. Dessa forma, não se conhecem as falhas existentes na execução das tarefas e, consequentemente, não são elaboradas ações para atacá-las.
Sendo assim, é possível perceber que existem diversos fatores capazes de reduzir a produtividade de tarefas na indústria e, consequentemente, tornar o realizado mais distante do planejado.
No entanto, é possível entender quais desses problemas existem na atividade industrial em questão e elaborar planos de ação para combatê-los.
No próximo texto abordaremos formas de identificar e atacar os pontos improdutivos de procedimentos industriais, continue nos acompanhando para não perder!