internet das coisas

O que é a Internet das coisas (IoT)?

Internet das coisas é a tradução do termo em inglês para Internet Of Things (IoT), e está se tornando cada vez mais importante. O celular o computador são coisas ou objetos e já estão conectados a muito tempo. As pessoas já usam objetos conectados a internet. Então, o que tem de tão revolucionário nesta “internet das coisas”?

 

A internet como conhecemos atualmente tem como propósito conectar pessoas e para isso usa objetos como os já citados acima em sua conexão e comunicação. Quando usamos este termo, internet das coisas, devemos ter em mente que a principal diferença é que as coisas ou objetos é que começam a se comunicar e não apenas as pessoas. Ou seja, estes fazem parte de uma rede e com isso podemos definir uma tarefa, ter relatórios do que estes objetos realizam ou programar ações que podem ser automaticamente realizadas. A princípio pode parecer estranho, mas é algo realmente revolucionário.

 

Podemos usar como exemplo algo muito presente em nosso dia a dia como uma geladeira. Considere este objeto em um local remoto como um sítio ou uma casa de praia. Talvez um local que tenha visitas esporádicas por usuários. Com apenas um wifi a disposição poderíamos ter programado um dispositivo para que, por meio de nossa localização via GPS, fosse indicado o momento certo de ligar tal eletrodoméstico com a finalidade de, ao chegarmos, acharmos o mesmo preparado para receber os produtos que precisam de condicionamento. Com isso evitaríamos que aquele equipamento ficasse ligado por dias sem nenhuma finalidade. Este mesmo dispositivo pode emitir mensagens com informes caso o equipamento apresente alguma falha. As possibilidades vão surgindo à medida que começamos a relacionar dispositivos a internet.

 

Além de ser bastante simples esta tecnologia permite que dispositivos que não foram desenvolvidos para serem conectados venham a fazer parte da rede ao lado dos que já são preparados para isso. Por meio da computação de baixo custo, coisas físicas podem compartilhar e coletar dados com o mínimo de envolvimento humano.

 

Além das aplicações domesticas a internet das coisas pode ser aplicada também na indústria, a qual tem sido chamada de IIoT (Industrial Internet of Things). Setores como automotivo, transporte, varejo dentre outros, se beneficiam do uso de sensores e dispositivos ligados a rede em seus processos de negócios.

 

Estes, cada vez que avançam na implementação da tecnologia em seu processo, obtém grandes vantagens competitivas frente a seus concorrentes por meio do monitoramento contínuo de sua linha de produção e de uma manutenção mais proativa dos equipamentos.

 

Fabricantes de carros aumentam o conhecimento sobre seus dispositivos em tempo real enquanto seus proprietários fazem uso. Um dispositivo de IoT ligado a um sistema de irrigação pode conferir se tem previsão de chuva para aquele dia e evitar gastar água. Inventários podem ser mantidos em dia em grandes galpões. Hospitais atualmente tem seu sistema de oxigênio monitorado em tempo real garantindo a reposição ou intervenções caso necessário.

 

A lista é infinita com a aplicação desta tecnologia. A IoT ou internet das coisas  está reinventando produtos, melhorando a eficiência operacional, melhorando a produtividade de pessoas e gerando novas oportunidades e modelos de negócios. De fato, estamos diante de uma revolução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

Acompanhe nossas redes sociais

CHEGUE PRIMEIRO

Vantagem competitiva a um clique de distância.

© 2021 Todos os direitos reservados • TRACKFY

CONTATO

Fale conosco em nossos canais

phone

+55 71 9184-5373

+55 71 9184-5373

Encontre o seu próximo desafio conosco

Todas as nossas vagas para você que quer fazer parte de um time engajado e determinado a mudar a realidade das indústrias. Vem pra Trackfy!