Um dos grandes problemas da indústria está relacionado a saber a localização das máquinas móveis disponíveis na fábrica.
Isso porque é bem comum que as pessoas façam uso de tais ativos sem depois colocá-los no local adequado, o que tira a disponibilidade destes para outros serviços, sendo que, nesse contexto, o equipamento deveria estar livre para uso.
Desse modo, a falta da gestão desses recursos móveis, que comumente acontece nas indústrias, é extremamente prejudicial à produtividade fabril. Isso porque a indisponibilidade das máquinas gera atrasos no trabalho e acarreta em custos adicionais para a fábrica.
Nesse contexto, algumas máquinas chegam a custar fortunas por hora de trabalho, o que só aumenta a gravidade da situação.
Assim, se faz necessário um sistema de monitoramento dos ativos industriais que permita saber a localização em tempo real destes.
Nesse sentido, confira abaixo 6 motivos para monitorar a localização de máquinas móveis em tempo real:
Como mencionado, não saber a localização dos ativos industriais implica na indisponibilidade destes.
Assim, é comum que máquinas móveis que estariam disponíveis para uso não se encontrem no local adequado e as pessoas que precisam delas não saibam onde estas se encontram.
Desse modo, a implantação de um sistema que permita saber a localização em tempo real desses ativos faz com que estes se tornem de fato disponíveis para uso, o que evita atrasos na fábrica.
Com os dados de localização das máquinas móveis em mãos, é possível fazer uma análise de quanto tempo esses ativos passam em cada local, comparando dados atuais com os passados.
Isso permite identificar se os setores estão utilizando os ativos da forma esperada e, assim, verificar possíveis gargalos que estejam atrapalhando a disponibilidade desses equipamentos industriais.
Da mesma forma, ao dispor de diversos dados atuais e passados sobre a localização dos ativos industriais, é possível entender quais setores mais têm demandado o uso desses recursos.
Assim, é possível planejar a localização e disponibilidade das máquinas móveis de forma que o uso destas seja facilitado a tais setores, diminuindo, dessa forma, os gargalos produtivos.
Desse modo, também se faz possível entender se a quantidade dos ativos na indústria de fato atende às demandas existentes ou não.
A falta de conhecimento acerca da localização em tempo real dos equipamentos móveis industriais acarreta em dois grandes desperdícios citados na filosofia Lean: espera e movimentação.
Dessa forma, não saber onde a máquina requerida se encontra implica na espera, já que o serviço a ser realizado depende da disponibilidade desse ativo e, assim, se faz necessário aguardar até que este esteja no local desejado.
Além disso, muitas vezes é preciso sair pela fábrica em busca do equipamento desejado, o que gera o desperdício de movimentação, que não seria necessário se a localização do ativo buscado fosse conhecida.
Quando as máquinas móveis não estão disponíveis, é comum que os serviços da fábrica sejam atrasados e que se façam necessários custos adicionais para que o planejamento estabelecido seja cumprido.
Além disso, quando se percebe a verdadeira demanda das máquinas da fábrica, é possível notar se a indústria está mantendo o aluguel de mais equipamentos do que o necessário. Assim, existe a oportunidade de mudar esse cenário e, dessa forma, reduzir os custos.
Uma vez que os pontos anteriores são entendidos e os gestores realizam ações para atacar os problemas identificados na causa raiz, o aumento da produtividade é uma consequência certa.
Dessa forma, o monitoramento das máquinas móveis permite tornar o realizado cada vez mais próximo do planejado na indústria.
O monitoramento dos ativos industriais pode ser realizado com o uso da Internet das Coisas (IoT).
Desse modo, a Trackfy permite saber a localização em tempo real dessas máquinas, o que evita todos os problemas citados no artigo acerca da falta de gestão de tais equipamentos.
Assim, a Trackfy gera diversos dados que podem ser comparados e analisados ao longo do tempo. Nesse sentido, são disponibilizados relatórios, gráficos e dashboards automáticos que permitem a fácil gestão visual das informações, análises fundamentadas, identificação de gargalos produtivos e sugestão de melhorias.
Dessa forma, é possível atingir todos os pontos mencionados no artigo e facilitar significativamente o trabalho na indústria.
Quer saber mais sobre a gestão dos ativos industriais? Conheça melhor a Trackfy clicando aqui!