No nosso último artigo, nós ressaltamos os riscos de não controlar a exposição dos trabalhadores da indústria a atividades insalubres e enfatizamos a importância da administração do tempo dessas atividades.
Porém, monitorar o período de exposição dos trabalhadores é uma tarefa muito difícil nos ambientes industriais, que são locais complexos, com diversas equipes e diferentes funções.
Nesse sentido, a tecnologia é de grande ajuda para fazer com que as indústrias consigam realizar o monitoramento da exposição dos colaboradores a condições insalubres.
Dessa forma, além de prezar pela segurança dos trabalhadores e tornar o ambiente fabril mais humanizado, a indústria também passa a ter mais condições de garantir que as leis vigentes no país a respeito das atividades insalubres sejam cumpridas.
Uma forma de fazer isso é por meio do sistema Trackfy, que utiliza a Internet das Coisas (IoT) para obter dados de localização de equipes e máquinas na indústria em tempo real. Isso sempre ocorre em total conformidade com a LGPD e as leis trabalhistas vigentes no país.
Nesse sentido, ao usar o Trackfy, é possível saber em qual área da fábrica estão os times e por quais períodos, o que facilita significativamente o monitoramento do tempo de exposição dos trabalhadores a condições insalubres.
Além disso, é possível emitir um alerta quando o tempo adequado para determinada atividade é extrapolado, o que torna o uso da tecnologia para essa função ainda mais assertivo.
Outro ponto de difícil identificação na indústria é quando um trabalhador se sente mal durante o trabalho. Desse modo, caso o colaborador se encontre sozinho na atividade, pode ocorrer demora para que outra pessoa apareça, identifique a situação e socorra o trabalhador mencionado.
Assim, o colaborador passa a estar sujeito a riscos em relação à saúde, além de ter a possibilidade de sofrer um acidente de trabalho ao desempenhar uma função em condições insalubres enquanto está passando mal.
No entanto, o sistema Trackfy também possui um recurso para ajudar a evitar esse tipo de situação. Essa solução consiste no botão de pânico, que é de fácil acessibilidade para todos os colaboradores monitorados pelo sistema.
Dessa forma, o trabalhador pode apertar o botão para sinalizar a situação adversa e ser socorrido.
Além dos tópicos já mencionados, o monitoramento de equipes e máquinas pelo sistema Trackfy também é extremamente importante em situações de emergência que exijam a evacuação da fábrica.
Nesse sentido, imagine que uma das atividades insalubres da indústria envolva a presença de produtos químicos tóxicos.
Assim, caso ocorra o vazamento dessas substâncias e a fábrica precise ser evacuada, é possível monitorar a localização das equipes usando o sistema.
Desse modo, é fácil identificar se todos conseguiram evadir a fábrica ou se ainda resta alguém para resgatar.
Caso algum colaborador ainda esteja na fábrica, é possível saber a sua localização e ir ao seu encontro de forma imediata, ao invés de sair buscando pela fábrica.
Em suma, com o uso do sistema, é simples saber se todos evadiram o ambiente industrial. Sem essa tecnologia, muitas vezes é preciso que a equipe de brigadistas retorne à fábrica para verificar se alguém ficou para trás no procedimento de evacuação, o que expõe essa equipe a riscos de saúde.
O monitoramento do tempo de exposição dos colaboradores da indústria a atividades insalubres, além de ser fundamental para a saúde, bem-estar e segurança do trabalhador, é essencial para que a indústria esteja em conformidade com a legislação do país.
É possível ler mais sobre essa questão acessando o nosso último artigo, que mencionamos no início do texto.
Nesse sentido, a tecnologia se configura como um recurso de extrema importância para fazer com que o monitoramento ocorra da devida forma, além de possibilitar um fácil acesso ao botão de pânico em caso de perigo e garantir que evacuações emergenciais ocorram de maneira rápida e eficiente.
Assim, com o sistema Trackfy, a indústria se torna um ambiente muito mais humanizado, que preza pela saúde, segurança e bem-estar de todos.
Se você gostou desse artigo, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter gratuitamente. Desse modo, você vai receber conteúdos relevantes para a indústria de forma recorrente, diretamente no seu e-mail. Clique aqui para realizar a inscrição.