Você sabe o que é hidrogênio verde? Ao ler esse texto, você vai entender o que significa esse termo e porque ele é tão importante
Há poucos dias, a Unigel anunciou a construção de uma fábrica de hidrogênio verde, o que é uma excelente notícia para a sustentabilidade do país.
Mas é comum que muitas pessoas ainda não saibam o que é o hidrogênio verde e o que faz dele tão importante.
Nesse sentido, produzimos esse artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Continue lendo para entender melhor sobre o tema.
A Organização das Nações Unidas (ONU) indica que, se medidas não forem tomadas, podemos chegar em 2100 com uma temperatura média 3,7ºC acima do período pré-revolução industrial.
Dessa forma, é necessário diminuir consideravelmente a emissão de gás carbônico e de outros gases de efeito estufa.
Assim, diversos países já entraram em consenso sobre a urgência da descarbonização da economia. Depois da COP-26, que foi a 26° Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, o número de signatários do Acordo de Paris subiu de 175 países para 195. O acordo tem o objetivo de reduzir o aquecimento global.
Dessa forma, o hidrogênio verde é uma alternativa de grande importância na jornada de descarbonização do planeta, já que a produção de hidrogênio mais tradicional é responsável por grandes emissões de gás carbônico.
Nesse sentido, é importante entender o que é hidrogênio verde e quais são as diferenças entre ele e os hidrogênios cinza e azul.
O termo “hidrogênio cinza” é usado para se referir ao hidrogênio obtido da queima de combustíveis fósseis, especialmente do gás natural, em uma reação conhecida como reforma a vapor. Essa reação libera elevadas quantidades de dióxido de carbono na atmosfera.
O hidrogênio azul também é obtido por meio da queima de combustíveis fósseis. Mas, nesse caso, a queima é seguida da captura e armazenamento do gás carbônico que é liberado na pela reação.
As tecnologias para capturar e armazenar gás carbônico são alternativas para diminuir as mudanças climáticas, mas nem sempre são livres de problemas ambientais.
Finalmente, o hidrogênio verde é aquele que é obtido com o uso de fontes renováveis, sem que ocorra emissão de gás carbônico. Em geral, o hidrogênio verde é obtido por meio da eletrólise.
Desse modo, a eletrólise é um método que faz uso de uma corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio da água.
Assim, uma vez que a eletricidade aplicada ao processo seja proveniente de fontes renováveis, a produção de hidrogênio verde não emite dióxido de carbono na atmosfera.
Dessa forma, é possível perceber que a produção de hidrogênio verde evita a emissão de grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera.
Isso é muito importante para a sustentabilidade do planeta, uma vez que as alterações climáticas provenientes das emissões de gases de efeito estufa podem comprometer a sobrevivência de espécies, negócios, oferecer riscos às cidades, entre outros fatores.
No próximo texto, explicaremos mais sobre como o hidrogênio verde é produzido. Continue acompanhando os nossos posts para não perder!