gargalos

Gargalos produtivos na indústria

A indústria atualmente está focada no controle do processo e na qualidade do que se produz. A busca pela otimização da produção é algo constante. As empresas devem fazer avaliações com foco no comportamento com o objetivo de encontrar possíveis gargalos em seu processo produtivo. Isto faz parte da melhoria continua e nunca deve ser deixado de lado se querem sobreviver neste mercado tão competitivo.

 

Essas deficiências, que estão sendo observadas, vem a ser os gargalos dentro do processo. Ou seja, todos os detalhes envolvendo o processo produtivo que não opera conforme esperado.

 

Quando uma linha de produção se compromete a produzir determinado produto em um intervalo de tempo e isto não acontece, significa que a indústria não está atuando com sua total capacidade. Estes limitam a produção final e causam redução dos índices de produtividade.

 

Os vilões vão desde um mal gerenciamento do processo, falhas no maquinário ou erro humano. Entretanto, a identificação destes nem sempre é uma tarefa tão simples pois podemos ter culpados de forma isolada ou vários combinados dentro de uma cadeia produtiva, o que demanda tempo para identificação e correção.

Os principais tipos de gargalos

Temos o gargalo que ocorre no início da produção que é muito prejudicial pois outras etapas dependem desta fase inicial e assim todo o processo está comprometido pois teremos um problema ditando todo o ritmo e fazendo com que toda a fábrica acabe por estar bem abaixo de sua capacidade real.

 

Gargalos no meio do processo atuará como um filtro pois receberá a produção necessária da etapa antecessora mas estará limitando a etapa seguinte. A etapa depois do gargalo terá produção lenta pois depende de recursos ou matéria prima para seguir.

 

Gargalos no fim da produção geram estoque e dificultam o escoamento do que foi produzido. Gerando perdas para serem gerenciadas

Como lidar com gargalos produtivos?

Com o fato internalizado, e sabendo que correções precisam ser feitas entra campo a análise para correção destes entraves. Como dito anteriormente nem sempre é fácil encontrar o problema e as fontes podem ser diversas. Entretanto, um mapeamento deve ser iniciado sempre visando o caminho que demande o menor tempo, o menor custo e que tenha o retorno mais rápido sem aumentar os prejuízos correntes.

 

Passos para solução

  • Identificar as restrições presentes. Faz-se necessário novo estudo e mapeamento do processo de forma criteriosa para identificar o que está em não conformidade.
  • Entender quais mecanismos podem ser aplicados para corrigir o problema
  • Direcionar os recursos necessários para desafogar a etapa
  • Implantação de indicadores para medição do desempenho, acompanhamento e identificação em menor tempo de novos desvios
  • Treinamento da equipe de produção

Novas tecnologias podem ser empregadas como método de resolução de problemas. Ter visibilidade em tempo real de seu processo garante a conformidade de suas etapas em função do planejamento produtivo. Uma ferramenta de fácil compreensão, permite ao gestor fazer diversas comparações e avaliações rápidas.

Convidamos você a agendar uma demonstração e conhecer nosso software de gestão de indústria através do IoT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

Acompanhe nossas redes sociais

CHEGUE PRIMEIRO

Vantagem competitiva a um clique de distância.

© 2021 Todos os direitos reservados • TRACKFY

CONTATO

Fale conosco em nossos canais

phone

+55 71 9184-5373

+55 71 9184-5373

Encontre o seu próximo desafio conosco

Todas as nossas vagas para você que quer fazer parte de um time engajado e determinado a mudar a realidade das indústrias. Vem pra Trackfy!