Economia na indústria

Fatores que Dificultam a Economia na Indústria

Existem diversos fatores que dificultam a economia na indústria. Por isso, é muito importante estar sempre pensando em formas de reduzir custos nesse ambiente.

Não é fácil causar a redução de custos e o aumento da economia na indústria. No entanto, esse tipo de ambiente costuma possuir diversas ocasiões que geram custos desnecessários. 

 

Assim, esse artigo irá mostrar quais são alguns dos principais fatores que dificultam a economia na indústria. Continue lendo para identificar esses fatores e, em seguida, ter ideias de como impedir essas situações.

 

Dentre os principais motivos de aumento de custo nas indústrias, está a perda de produção causada por diferentes tipos de desperdícios. Desse modo, é preciso observar as atividades industriais para então identificar e eliminar os desperdícios presentes.

 

Nesse sentido, montamos uma lista de algumas das principais perdas de produção que podem ser facilmente encontradas na indústria.

Causas de perda de produção na indústria:

1 - Quebras de programação

Na indústria, é usual que surjam atividades que não eram planejadas e precisam tomar o lugar das tarefas que estavam programadas.  Portanto, é comum que os planejamentos não sejam seguidos da forma esperada.

A consequência disso é uma significativa queda na produtividade, o que gera custos para a indústria.

2 - Paradas de produção

Se as máquinas passam a apresentar mau funcionamento, a produção é afetada. Dessa forma, muitas vezes é preciso parar a produção para realizar a manutenção desses aparelhos.

 

Assim, uma parada não programada gera ociosidade dos times e perdas de produção. Nesse sentido, o aumento dos custos será uma consequência.

 

Entretanto, existem paradas que já são programadas. Elas servem justamente para prevenir que esse tipo de problema venha a ocorrer. Dessa forma, essas paradas são planejadas com cuidado para que a produção seja afetada o mínimo possível.

3 - Processamento impróprio

Por vezes, existem atividades na indústria que são desnecessárias e não agregam valor ao cliente. Essas atividades consomem tempo e recursos que poderiam estar sendo aproveitados nos processos que são realmente importantes naquela produção.

 

Por isso, verifique se existem atividades que estão sendo realizadas sem necessidade e busque deixar as tarefas mais enxutas, a fim de obter a economia que for possível a partir disso.

 

O desperdício de processamento impróprio, além de outros que ainda serão citados no texto, é abordado na filosofia Lean. Para saber mais sobre a eliminação de desperdícios com o Lean, baixe o nosso Ebook gratuito Eliminando Desperdícios com a Filosofia Lean clicando aqui.

4 - Superprodução

O Lean defende o conceito de produção puxada. Ou seja, a demanda do cliente é o que define a quantidade de produção. Dessa forma, se evita a superprodução, que é algo que demanda custos com espaços de armazenamento e mão de obra. 

 

Então, produção em excesso muitas vezes é sinônimo de geração de custos.

5 - Movimentação

Algo que dificulta bastante a economia na indústria é a movimentação desnecessária, uma vez que esse desperdício é responsável por afetar consideravelmente a produtividade industrial. 

 

Nesse sentido, é comum que as movimentações desnecessárias existam por conta de layouts inadequados da planta industrial. Ou seja, a disposição dos elementos do ambiente na indústria pode não ser a mais adequada e exigir que as pessoas se desloquem muito para realizarem uma atividade.

 

Esses deslocamentos desnecessários geram muitas perdas e prejudicam a economia na indústria, uma vez que causam a baixa produtividade.

6 - Espera

Muitas vezes, a produção para por conta da espera de burocracias, mão de obra, máquinas, entre outros. Assim, esse é mais um desperdício que dificulta a economia na indústria, uma vez que esse tempo de espera é tempo de produção perdida.

 

Nesse sentido, uma das esperas mais comuns na indústria é a da Permissão de Trabalho (PT). Esses tempos de ociosidade causam quedas na produtividade e prejudicam a economia industrial.

Conclusão

Enfim, é possível perceber que são muitos os fatores que geram custos e, consequentemente, dificultam a economia na indústria. Dessa forma, é preciso sempre se atentar à existência de desperdícios no processo produtivo.

 

Desse modo, mantenha o pensamento sempre voltado à melhoria contínua. Analise as atividades industriais, identifique os principais gargalos que geram custos desnecessários e elabore planos de ação para atacá-los na causa raiz.


No próximo artigo, falaremos sobre dicas para aumentar a economia nas indústrias. Continue acompanhando as nossas redes para não perder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

Acompanhe nossas redes sociais

CHEGUE PRIMEIRO

Vantagem competitiva a um clique de distância.

© 2021 Todos os direitos reservados • TRACKFY

CONTATO

Fale conosco em nossos canais

phone

+55 71 9184-5373

+55 71 9184-5373

Encontre o seu próximo desafio conosco

Todas as nossas vagas para você que quer fazer parte de um time engajado e determinado a mudar a realidade das indústrias. Vem pra Trackfy!