A determinação do caminho a ser seguido, ou o procedimento de manutenção de equipamentos que será implementado durante o processo produtivo é o alicerce da política de manutenção.
Esta base envolve uma gama de possibilidades a serem analisadas que vão desde as ferramentas de gestão, passando pelos índices que serão gerados. A importância da manutenção está diretamente ligada ao crescimento da indústria.
Como passo inicial para escolha da estratégia que será implementada e mantida pelo time que cuida dos equipamentos alguns fatores devem ser analisados.
Sendo eles:
Sabemos que existem uma série de exigências legais sobre a interação entre homem, indústria, máquina e meio ambiente. As indústrias ao executar seus processos de produção devem sempre ter como foco consequências positivas na área da sustentabilidade com adoção de medidas amenizadoras de impactos ambientais como a reciclagem e reuso da água. Deve-se mudar o pensamento em relação ao passado onde a deterioração ambiental era uma consequência inevitável do processo industrial.
Hoje devemos ter um equilíbrio entre a proteção ambiental, a comunidade e o crescimento econômico.
É de extrema importância se ater as informações fornecidas por quem projetou o equipamento em relação a periodicidade de manutenção, conservação calibrações, correções de falhas, parâmetros de operação e medidas de segurança para operação.
Um ponto chave neste processo, e que envolve custos para manutenção, é que podemos usar o manual do equipamento e as recomendações do fabricante para identificar a homologação de componentes. Ou seja, quais componentes que precisam ser substituídos estão disponíveis no mercado e podem ser adquiridos de forma rápida para aplicação.
Deve-se entender, conforme informações prévias do fabricante, as principais falhas que o equipamento pode apresentar e com isso entender os recursos e tempo médio para correção. Estas informações trazem luz sobre a disponibilidade do equipamento e retorno operacional.
A formação do custo da manutenção de equipamentos envolve os custos com mão de obra, material, interrupção da produção e perdas no processo. Sempre que um equipamento interrompe seu funcionamento deixa-se de produzir algum produto que seria convertido em remuneração financeira com a sua venda. Na economia mundial tempo é dinheiro!
Após analisarmos estes fatores poderemos definir as estratégias que serão adotadas na manutenção de acordo com a realidade do processo de produção de cada unidade fabril.