Existem diversas formas de aumentar a economia na indústria. Desse modo, para fazer isso, é preciso elevar a produtividade e reduzir custos nesse ambiente.
No texto passado, nós falamos sobre alguns dos principais fatores que dificultam a economia na indústria. Dessa vez, mostraremos formas de aumentar a economia nesse ambiente combatendo as causas abordadas no artigo anterior.
Sendo assim, precisamos lembrar dos Fatores que Dificultam a Economia na Indústria, que são:
Quebras de programação;
Paradas de produção;
Processamento impróprio;
Superprodução;
Movimentação;
Espera.
Os itens acima podem gerar diversos custos para a indústria. No entanto, se você souber como evitar esses problemas, poderá gerar uma grande economia nesse local.
Por isso, elaboramos uma lista com dicas para evitar as gerações de custos a partir dos fatores mencionados.
As quebras de programação, em geral, se devem pelo surgimento de atividades urgentes não planejadas, que acabam tomando lugar daquelas que eram programadas.
Assim, o planejamento não é cumprido e a produtividade é reduzida, o que afeta a economia na indústria.
Nesse sentido, as quebras de programação ocorrem por conta de imprevistos. Logo, é preciso analisar sempre o processo produtivo, de modo a identificar e eliminar gargalos para evitar ao máximo o surgimento de imprevistos durante as tarefas.
Além disso, você pode fazer uso da tecnologia para monitorar o ambiente industrial e conseguir identificar os gargalos mais facilmente. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.
As paradas da produção ocorrem, geralmente, por causa do mau funcionamento ou quebra de equipamentos e máquinas.
Desse modo, para reduzir o número de paradas, é preciso se atentar sempre ao estado das máquinas, conferir se existe qualquer mínima anomalia no funcionamento delas e fazer paradas programadas para realizar manutenções que evitem futuros defeitos.
Assim, algo que ajuda bastante a evitar as paradas e, dessa forma, aumentar a economia na indústria é o TPM (Total Productive Maintenance ou Manutenção Produtiva Total).
Nesse sentido, o TPM é um método que reúne estratégias que visam não somente o bom funcionamento das máquinas e a prevenção de paradas não programadas. Ele causa melhorias no ambiente de trabalho, na produtividade, aumenta a capacidade produtiva, a capacitação de funcionários, entre outros diversos fatores.
O processamento impróprio ocorre quando são realizadas etapas de produção que não agregam valor ao cliente e são desnecessárias.
Portanto, é preciso conhecer bem a demanda do cliente, para que a produção não contenha atividades a mais ou a menos do que é ideal, para que a entrega seja feita em conformidade com as especificações estabelecidas.
Assim, analise o seu processo produtivo e busque identificar e eliminar os problemas existentes.
Além disso, para evitar complicações na produção por processamento inadequado, não abra mão de manter os funcionários bem capacitados e de estabelecer uma padronização das atividades que precisam ser cumpridas, na ordem correta e da forma adequada.
Quando se produz mais do que a demanda do cliente, existe a geração de custos com locais de armazenamento, mão de obra e até desperdício do produto que foi armazenado.
Dessa forma, para evitar isso, o Lean aborda o conceito de “produção puxada”. Ou seja, é a demanda do cliente que irá definir a quantidade de produção, para que não sejam gerados desperdícios.
Portanto, busque sempre entender a demanda do cliente e alinhar isso à sua produção.
Para conhecer mais desperdícios abordados pelo Lean e aprender a eliminá-los, baixe o nosso Ebook gratuito Eliminando Desperdícios com a Filosofia Lean.
Ambientes industriais sofrem muito com a queda de produção devido às movimentações desnecessárias.
Nesse sentido, é comum que essas movimentações ocorram por causa da disposição inadequada de materiais e equipamentos.
Ou seja, a disposição dos recursos na indústria pode não ser favorável ao trabalho, fazendo com que o funcionário precise se deslocar diversas vezes para conseguir fazer uma tarefa.
Portanto, analise o layout do ambiente de trabalho e os movimentos dos funcionários. Busque entender se a forma com que os recursos estão dispostos no local está favorecendo ou atrapalhando o trabalho.
A partir disso, pense em quais mudanças podem ser feitas no ambiente para evitar as movimentações desnecessárias. Depois, aplique as mudanças e analise se o problema foi de fato resolvido ou se serão necessários novos testes.
Muitas vezes, o desperdício de espera é causado pela demora com a liberação de máquinas, equipamentos e burocracias.
Nesse sentido, um exemplo de algo que costuma gerar muita espera na indústria é a liberação da Permissão de Trabalho (PT).
Os desperdícios de espera diminuem a produtividade industrial e podem demandar horas extras de trabalho dos funcionários. Consequentemente, a espera gera custos e dificulta a economia na indústria.
Então, verifique como andam os tempos dessas liberações e busque entender como torná-los menores. Analise as atividades industriais do início ao fim para identificar quais etapas estão gerando desperdício de espera e trace planos de ação para resolver isso.
A indústria é um local em que existem diversas fontes de desperdícios, o que gera custos desnecessários. No entanto, também há várias formas de combater esses desperdícios e, consequentemente, aumentar a economia na indústria de maneira significativa.
Por isso, busque sempre identificar os desperdícios presentes nas atividades industriais e consulte formas de eliminá-los. Nesse sentido, a filosofia Lean aborda diversos tópicos sobre a redução de custos na indústria.
Por fim, no próximo artigo, falaremos sobre como a Trackfy pode ser sua aliada na busca pelo aumento da economia por meio da redução de desperdícios na indústria. Continue acompanhando os nossos conteúdos para não perder!